A judoca Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris nesta sexta-feira (02/08), ao derrotar a israelense Raz Hershko na final da categoria acima de 78 quilos.
Em entrevista à TV Globo, a judoca dedicou a vitória para a Avó, que faleceu em 22 de junho, antes do começo das Olimpíadas.
"Deu certo, mãe. Pai, eu consegui. Foi pela vó. Eu amo vocês mais que tudo", disse Beatriz ao falar com os pais por chamada de vídeo logo após a vitória.
Em sua primeira participação olímpica, Beatriz, de 26 anos, aproveitou a semifinal para se vingar da francesa Romane Dicko, que a havia derrotado na final do Mundial de 2022 em Tashkent (Uzbequistão).
Com um ippon, a brasileira se impôs sobre Dicko e o público no Campo de Marte de Paris, que apoiava em peso a judoca da casa. Na final contra Hershko, conseguiu a vitória com um waza-ari aos 44 segundos de combate.
Com o ouro de Beatriz, o Brasil chega a sua sétima medalha em Paris (um ouro, três pratas e três bronzes) e à 25ª no judô olímpico. Com informações da AFP.
Fonte: Diário de Pernambuco