Professores e estudantes se envolveram em uma confusão durante um protesto realizado nessa última quarta-feira (9) na Rua da Aurora, em Santo Amaro, no Recife. O caso ocorreu durante o ato em alusão ao Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Escola Pública.
Vídeos enviados ao Diario de Pernambuco mostram o momento em que alunos e professores discutem com um homem em frente à Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. Um dos docentes da escola afirma para um dos transeuntes, que seria policial, que protesto é um "direito" da classe. O professor teria ficado incomodado com o fato do policial ter encostado nele durante o ato.
Antes da discussão ser encerrada, um outro homem aparece no fundo do vídeo, entre carros estacionados em frente à escola, puxando uma faixa das mãos dos alunos. Inconformados, eles partem para cima do homem e uma das estudantes é contida no momento da briga verbal. Outros jovens são filmados jogando folhas de caderno e outros objetos no rapaz, que se afasta.
Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), mais de 200 escolas estaduais realizaram algum tipo de atividade ou protesto nesta ultima quarta-feira. O sindicato informou que os protestos e atividades foram realizados entre os turnos pedagógicos da escola e não paralisaram as aulas.
O Diario questionou o Sintepe sobre o ocorrido, mas não obteve retorno.
O Sintepe reivindica em sua pauta apresentada ao Governo que 100% das escolas estaduais sejam climatizadas. Também cobra que 100% das escolas recebam merenda de qualidade e que os espaços coletivos da escola sejam reformados, bem equipados e proporcionem excelência no ensino-aprendizagem. O Sindicato também cobra eleições diretas para diretores das escolas, assim como a liberação de verbas para as próprias escolas exercerem sua manutenção, evitando burocracia.
Já na pauta salarial, os professores, analistas e administrativos reivindicam o reajuste do Piso Salarial do Magistério de 6,27% em toda a carreira dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco, assim como o acréscimo de 50% acima do Piso aos salários daqueles que já possuem licenciatura.
Fonte: Diário de Pernambuco